Linhas de pesquisa

27/03/2017


1. Design para inovação: projetos em desenvolvimento tecnológico e social

Pesquisas que tenham relevante impacto social e/ ou tecnológico em comunidades, de modo a promover o empreendedorismo por meio do design. São considerados aspectos sócio-econômicos, ambientais, tecnológicos e culturais para o desenvolvimento de pesquisas que resultem em novos materiais, produtos (físicos e virtuais), sistemas informacionais,serviços e artefatos gráficos projetados a partir de processos de co-design.

2. Design centrado no usuário: procedimentos, métodos e aplicação

Pesquisas que tenham ênfase em compreender métodos e ferramentas para melhor entendimento das necessidades dos usuários de produtos e serviços em sua mais ampla acepção, considerando aspectos ergonômicos, cognitivos, psicológicos, sociais e culturais. Trata também de pesquisas sobre Experiência do usuário (UX) no que tange à implicação do design nesse processo. Inclui também pesquisas em design assistivo, design inclusivo e design for all.

3. Design para saúde

Pesquisas interdisciplinares sobre design para saúde. Métodos envolvem Design Thinking na compreensão de contextos complexos e projetos centrados no usuário. Foco em temas emergentes explorando os binômios doença – saúde, prevenção – tratamento, engajamento – autonomia. Abarca pesquisas aplicadas para desenvolvimento de projetos de design da informação, interfaces, produtos e serviços. Compreende também investigações teóricas e metodológicas que relacionem os campos do design com áreas da saúde.

4. Criatividade, processos de criação e métodos de projeto

Pesquisas sobre criatividade a partir de estudo dos processos criativos e seus resultados nos campos do design e da arte. Investigação sobre percursos e procedimentos de criação a partir de métodos, técnica e práticas criativas em projeto, abordando cognição, percepção, memória e repertório. Estudos de métodos, técnicas e ferramentas de projeto para criação em arte e design.

5. Materiais para o design

Análise e aplicação de métodos de criação de novos materiais cujas qualidades sensoriais são exploradas e valorizadas; experimentação e produção de novos materiais para o design e artes visuais e desenvolvimento de processos de conformação destes materiais visando sua aplicação; classificação de materiais para inclusão na Materioteca da FAUUSP